Revista Omnia Lumina, Vol. 2, No 1 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Deserto Vermelho: Um Tratado sobre a cor no cinema

Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos

Resumo


A imagem cinematográfica não é apenas o resultado de um encontro entre a câmera e um objeto ou o produto de um olhar, mas um fato de natureza plástica, no qual devemos avaliar as características de sua composição e sua função no contexto. Uma cor ou uma luz forte no fundo desequilibra a relação perceptiva que geralmente se estabelece entre primeiro plano e fundo, de maneira que a profundidade de campo pode deixar de se subordinar à representação de um referente ou a um percurso narrativo. Nos filmes de Antonioni, o uso tonal das cores leva a perceber, além da bidimensionalidade da tela, os espaços perceptivos não hierarquizados ou não dependentes de qualquer função diegética.


Texto Completo: PDF

Incluir comentário

Faculdade de São Bento

100 Anos: 1908 - 2008

A mais antiga Faculdade de Filosofia do Brasil