Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Revista Omnia Lumina?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

Normas para os Colaboradores

Natureza das colaborações 

1.  Omnia Lumina é uma revista semestral de Filosofia e Humanidades da Faculdade de São Bento – São Paulo, nas versões impressa (ISSN 2178-7131) e eletrônica (ISSN 2177-9996), constituída pela publicação de trabalhos originais em filosofia, que serão encaminhados às seções de artigos, relatos de experiência, comunicações, resenhas, resumos de teses e dissertações, notícias, eventos entre outros.

 

2. As contribuições podem ser dos seguintes tipos:

§ Artigos: Textos de apresentação de resultado de pesquisa  em consonância com a linha editorial da revista, tanto encomendados pelos editores a dois, ou mais autores, quanto advindos de colaboradores. Tamanho: de modo geral, entre 6000 e 10000 palavras no máximo, incluindo referências bibliográficas, figuras, notas e anexos.

§ Ensaios: Produção textual de amplo alcance teórico-analítico, não conclusivo e não exaustivo. Tamanho: de modo geral, entre 6000 palavras e 10000 palavras, incluindo referências bibliográficas, figuras, notas e anexos.

§ Notas de Pesquisa e Comunicações: descrição de experiências relativas ao campo temático da revista, com o intuito de tanto estimular a troca de informações quanto fornecer material para futuras análises de caráter mais abrangente. Tamanho: no máximo, 6000 palavras, incluindo referências bibliográficas, figuras, notas e anexos.

§ Resenha e Crítica: resenha de livro e/ou crítica relacionada ao campo de confluência da revista, publicado ou traduzido nos últimos três anos. As resenhas devem apresentar, no início, a referência completa da obra analisada e devem conter, no máximo, 3000 palavras.

§ Teses, Dissertações e Monografias: resumos de teses, dissertações e monografias relacionadas ao campo de confluência da revista. Os resumos devem ser apresentados na língua original e em outro idioma. Tamanho: no máximo, 2000 palavras, incluindo o segundo idioma e referências bibliográficas.

§ Memória e Documentos: documentos atuais e históricos (tanto normativos quanto doutrinários ou propositivos), com o objetivo de preservar ou resgatar a memória da educação. Além de publicar a partir de pesquisa da editoria , esta seção estará recebendo contribuição de leitores, assegurando-lhes o crédito pelo envio do documento. Os documentos deverão ter, no máximo, 3000 palavras incluindo referências bibliográficas, figuras, notas e anexos.

Apresentação dos originais

3. As contribuições para publicação devem ser encaminhadas, em arquivos anexos, por e-mail  aos editores ou enviados em  CD-Rom  para o endereço da Faculdade de São Bento.

 4. Os trabalhos devem estar em formato MS Word e não conter grande quantidade de imagens, configurados em papel A4 (29,7cm x 21cm), na fonte Arial ,  corpo 12,  com entrelinhas 1.5, alinhamento justificado e obedecendo para margens as medidas: superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm.

5. A colaboração deve ser original, ou seja, não deve ser submetida concomitantemente a outros periódicos para publicação.

6. A apresentação dos artigos deve seguir esta ordem:

a) título em maiúsculo e negrito;

 b) nome do autor abaixo do título e com nota de rodapé contendo a maior titulação acadêmica, instituição de vinculação, área de atuação e endereço eletrônico;

c) resumo em língua de origem e outro em inglês (abstract), cada qual com mínimo 6 e no máximo 15 linhas, seguidos respectivamente de palavras- chave (3 a 5) e sua tradução em inglês (keywords), cada qual formadas por expressão de no máximo três termos;

d) texto do artigo;

e) notas de rodapé;

f) referências.

7. Figuras, Tabelas, quadros, diagramas, fotografias, gráficos e ilustrações devem ser apresentadas com legenda no corpo do texto com a referência através de números (ex. “gráfico 3”) Solicita-se que os gráficos sejam acompanhados dos parâmetros quantitativos, em forma de tabela, utilizados em sua elaboração. Os quadros deverão ser confeccionados no mesmo programa utilizado na composição do texto. Todas as figuras, com exceção de fotografias, devem ser numeradas e ter título, estando apenas as iniciais do título em maiúsculas.

8.  Grifos: solicita-se a não utilização de sublinhados e negritos. As aspas simples podem ser usadas para chamar a atenção para um item particular do texto. Palavras de outras línguas que não o português devem ser em itálico, assim como títulos de obras mencionadas.

9.  As citações devem seguir as normas da ABNT (NBR-10520). Citações com até 3 linhas,  no corpo do texto, devem vir marcadas com aspas duplas, com menção ao sobrenome do autor, ao ano de publicação  e à página. A revista adota o sistema de chamadas  autor (data) ou  (AUTOR, data). Exemplo:  Bourdieu  (1983, p. 126) ou  (BOURDIEU, 1983, p. 126). Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do corpo do texto, com recuo de 4 cm e em corpo menor. Nesse sistema as notas são exclusivamente explicativas, numeradas e colocadas no pé-de-página.

10. As referências citadas, inclusive nas notas, nos quadros e nas figuras, deverão compor as referências bibliográficas ao fim do artigo, em ordem alfabética, sem numeração de entrada, obedecendo às normas da ABNT NBR-6023. Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser diferenciados, adicionando-se uma letra após a data, tanto nas referências do corpo do texto quanto nas finais. Observe-se o exemplo a seguir:

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

11.   Os editores  reservam-se o direito de sugerir alterações em usos informais da língua e de corrigir variantes não-padrão do português..

Avaliação

12. Os trabalhos serão avaliados previamente pelos Editores  e pela Conselho Editorial e encaminhados para avaliação anônima a especialistas.  Nomes dos autores e avaliadores de cada original são de conhecimento exclusivo dos editores. Uma vez aceitos para publicação, não serão permitidas adições, supressões ou modificações dos artigos.

Direitos autorais

13. Os textos publicados são de propriedade dos seus autores, que deles poderão dispor para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original.

14. Os trabalhos assinados são de responsabilidade dos autores.

Endereço para correspondência:

FACULDADE DE SÃO BENTO – SÃO PAULO

Revista Omnia Lumina

Largo São Bento de São Bento, s/n

CEP: 01029-010

São Paulo – SP

Brasil

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Faculdade de São Bento

100 Anos: 1908 - 2008

A mais antiga Faculdade de Filosofia do Brasil